Liderar com Propósito

Em entrevista, Carla Araújo, CEO do Conscious Leader Institute, aborda o impacto da liderança consciente na valorização humana e no futuro sustentável das organizações.

Como vê o papel da liderança consciente no contexto atual empresarial, especialmente para mulheres que conciliam múltiplos desafios pessoais e profissionais?

O período pós-covid, além de procurar sanar sequelas emocionais, físicas e mentais, e os elevados níveis de burn-out e quiet quitting, tem de lidar ainda com a perda real de rendimentos médios ainda não restabelecidos aos níveis pré-covid como disse Christine Lagarde, enquanto se adapta aos novos desafios da Inteligência Artificial.

O desenvolvimento de soft-skills como a gestão do tempo, delegação de tarefas, comunicação e gestão de equipas são velhos aliados do executive coaching. Já a resiliência e alinhamento com os valores pessoais, a autenticidade, contínuo desenvolvimento e a transformação pessoal que a liderança consciente promove, são pilares fundamentais para essa conciliação, sem que para isso abdiquem de si mesmas, dos seus sonhos e da visão que têm para o seu futuro, nem do seu know-how, performance e contributo real, num mundo de modelos de liderança masculina.

O Conscious Leader Institute tem como missão apoiar a liderança consciente e o desenvolvimento do capital humano nas organizações. De que forma esta abordagem contribui para o sucesso e a transformação das empresas que acompanham?

Sim, os clientes perguntam-nos “Como se mantém motivados High-Performers?”, e no discurso de 2005 aos estudantes de Stanford, Steve Jobs fez-lhes o seguinte apelo: “Não deixem que o barulho da opinião dos outros apague a vossa própria voz interior. E mais importante, tenham a coragem de seguir o vosso coração e intuição. De alguma forma eles já sabem no que realmente se querem tornar. Tudo o resto é secundário”, num alinhamento com o propósito que faz o coração cantar elevando a alma e libertando o potencial humano, para descobrir os novos Oceanos Azuis, e contribuir para o sucesso das organizações.

Quais os principais desafios que identificam nas lideranças atuais e como as vossas intervenções ajudam a superá-los?

Sendo o tecido empresarial nacional maioritariamente PME, a falta de escala, aliada à falta de produtividade europeia apontada no relatório Draghi, e a necessidade de inovação como um desafio mundial. Mais recentemente, Tim Cook da Apple pediu aos estudantes do MIT: “Eu não estou preocupado com que a Inteligência Artificial dê aos computadores a capacidade de pensar como humanos. Estou mais preocupado com pessoas a pensar como computadores sem valores ou compaixão, sem preocupação pelas consequências. É disso que precisamos que vocês nos ajudem a defender”. No Conscious Leader Institute elevamos o Executive Coaching dos Balance Score Cards, bottle-necks e KPIs e do alcançar de metas para uma liderança consciente mais abrangente, não apenas acelerando o aumento do life time value dos clientes, mas promovendo o bem-estar dentro das organizações, e impulsionando o desempenho com o desenvolvimento do talento, e aumento a produtividade promovendo a expansão da criatividade do potencial e capital humano através da identificação de áreas de melhoria de cada um, com a criação de estratégias personalizadas eficazes, para se refletir na melhoria da sociedade em geral.

Como tem evoluído o vosso portefólio de serviços para responder às novas necessidades das organizações, e que perspetivas têm para o futuro?

A mudança é uma constante da vida, positiva, natural e desejável, por permitir abertura a novas oportunidades, pelo que além de continuar a ouvir as questões e necessidades dos nossos clientes, como a que referi atrás, também estamos atentos aos desafios do ambiente que são detetados por nós. O team coaching será um complemento ao nosso core enquanto promotor da liderança consciente e do desenvolvimento do capital humano nas organizações.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.